Os shampoo para a recuperação do cabelo sao efetivos? Vamos em partes, respondendo algumas das perguntas que você pode estar fazendo a si mesmo neste momento. Claro que, como sempre nestes casos, as questões genéricas só são aplicáveis num sentido genérico e não podem explicar toda a casuística que pode ocorrer num fenômeno tão complexo como a alopecia. Se você está preocupado porque sofre de queda de cabelo abundante e sustentada, o melhor a fazer é solicitar uma consulta prévia em nossa clínica, preenchendo o formulário na página de contato ou na página inicial.
É normal que meus cabelos caiam?
Sim, a queda do cabelo é um fenômeno completamente normal. Na verdade, perdemos em média entre 50 e 100 cabelos por dia de uma forma natural. Por quê? Porque o cabelo é programado para renovar-se constantemente a cada dois ou quatro anos para os homens e a cada seis a oito anos para as mulheres. Faz parte do que é conhecido como o ciclo capilar, o processo pelo qual renovamos nossos cabelos entre 25 e 30 vezes ao longo de nossas vidas.
Isto é, pelo menos, o número de diferentes cabelos que ocorrem em cada um de nossos milhões de folículos pilosos (o buraco de nossa derme que serve como base para cada cabelo e serve como fábrica e depósito de nutrientes). Especificamente, o ciclo do cabelo tem três fases:
- ANAGEN: É a fase de crescimento do cabelo, na qual sua matriz surge no folículo capilar graças à interação com os capilares da área. É a fase mais longa, pois em circunstâncias normais capitaliza uma boa parte da vida do cabelo. Em condições normais, 89% de nossos cabelos estão na fase anágena.
- CATAGEM: Esta é a fase em que o crescimento cessa, a matriz morre e o cabelo fica inativo, embora permaneça ancorado ao couro cabeludo. Dura entre duas e quatro semanas. É a fase em que 1% do nosso cabelo é normalmente encontrado.
- TELOGEN: Dura cerca de três meses e é a fase em que o cabelo está definitivamente preparado para cair e é substituído por outro, começando novamente a fase de anágeno. Neste caso, a porcentagem de nossos cabelos que está na fase telógena é de 10%.
Que tipos de queda de cabelo existem?
E por que é útil saber tudo isso além do conhecimento geral? Bem, porque a queda de cabelo que o preocupa tem a ver com um encurtamento maciço e anormal da fase anágena. Causada por quê? Bem, isso pode ser devido a várias razões.
Queda progressiva de cabelo.
É também conhecida como androgenética e consiste em uma perda gradual da massa de cabelo. No caso dos homens, esta redução ocorre na parte frontal da cabeça, na parte superior e na tonsura, enquanto que no caso das mulheres, ela se concentra na parte superior e nos lados. O que acontece neste tipo de queda de cabelo é que os folículos se deterioram devido a uma má predisposição genética aos hormônios, de modo que os ciclos capilares se tornam muito curtos e o cabelo desaparece completamente na velocidade de um vácuo.
As únicas drogas eficazes atualmente para tentar deter este tipo de alopecia são um tratamento hormonal como o Finasteride (aplicável somente em homens) e um vasodilatador como o Minoxidil, que ajuda a manter o folículo piloso saudável.
Queda de cabelo reativa
Neste caso, a queda de cabelo é repentina, maciça e relacionada a razões específicas como o uso de medicamentos, desequilíbrios alimentares, estresse, fadiga, gravidez…). Aqui o problema não é um encurtamento da fase anágena, mas uma entrada prematura na fase telógena, portanto a solução é promover o reinício do ciclo capilar.
O uso de um shampoo anti-perda de cabelo pode me ajudar?
Tudo isso ajudará você a responder à pergunta de um milhão de dólares: um shampoo anti-queda de cabelo pode me ajudar a parar a queda do cabelo?
“Eles são muito úteis para manter o couro cabeludo em perfeitas condições. Portanto, em todos aqueles problemas dermatológicos que envolvem uma alteração da condição do couro cabeludo e consequentemente uma aceleração ou desencadeamento da queda do cabelo, os xampus podem desempenhar um papel relevante”, argumenta ele.
E quais são esses problemas dermatológicos? Destacaremos a dermatite seborréica, caspa, graxa, psoríase ….”, shampoo anti-queda de cabelo também podem desempenhar um papel importante “na reparação de cabelos que possam ter sido danificados por diferentes processos, tais como tinturas repetidas, permanentes, agressões ambientais ….”.
O autor diz que “a higiene correta do cabelo é o primeiro tratamento para evitar a queda do cabelo” e defende que “a combinação de um xampu suave para uso freqüente e um xampu de tratamento, dependendo do problema existente, pode muitas vezes normalizar nosso couro cabeludo e a queda do cabelo”.
Como e com que freqüência você deve lavar seu cabelo?
É evidente, portanto, que lavar o cabelo com freqüência e usar produtos específicos para o tratamento de problemas capilares é positivo. Entretanto, a dúvida que geralmente surge nestes casos é com que freqüência e com que produtos lavá-lo, pois a idéia de que molhar o cabelo ou expô-lo a produtos de limpeza com demasiada freqüência pode deteriorá-lo é muito difundida.
- FREQUÊNCIA: “O cabelo deve ser lavado com freqüência, mesmo diariamente. É verdade que com um raciocínio simplista e errôneo, mas generalizado, os pacientes têm a tendência de rejeitar lavagens freqüentes, pois observaram que isto remove uma grande quantidade de cabelos. A lavagem diária do cabelo normalizará a quantidade de cabelo que se perde”.
- CONDITIONER USE: “O uso de condicionadores pode às vezes restaurar as propriedades físicas e químicas do cabelo, ajudando a restaurar sua luminosidade e boa aparência”.
- SECAGEM: “Use uma toalha para remover o máximo de água possível e de preferência deixe-a secar ao ar. Se precisarmos usar o secador, devemos usar ar quente e a uma certa distância do cabelo”.
- BRUSHING: “Para completar o processo de higiene de nossos cabelos, usaremos uma escova correta, seja usando um pente se ainda estiver molhado ou uma escova quando já estiver seco, evitando assim a quebra do fio do cabelo”.
Como escolher o melhor shampoo anti-perda de cabelo?
Segundo o critério de um tricologista (dermatologista especializado em problemas capilares) “O objetivo é limpar, cuidar e embelezar o cabelo enquanto normaliza o estado do couro cabeludo, retardando a queda do cabelo”, os ingredientes que permitem que um xampu atenda a esses requisitos são os seguintes “Ácidos graxos (Vitamina F), palmeira serrada, vitaminas B, zinco, óleo de mamona, queratina, ácido hialurônico, proteínas de trigo, anti-caspa e anti-seborréico”. ….”.