O transplante de barba, assim como o transplante de sobrancelhas, está cada vez mais popular. O aperfeiçoamento das técnicas do transplante capilar FUE tornou possível resultados naturais das barbas transplantadas.
A presença da barba é considerada desde os tempos antigos como um símbolo de respeito, sabedoria, maturidade e virilidade. Seja por uma questão de moda ou gosto a procura por uma barba de respeito é cada vez maior. A perda ou ausência de cabelo na barba pode afetar de igual maneira que a perda de cabelo no couro cabeludo, pois é um elemento estético fundamental para preservar a harmonia facial no caso dos homens.
Pouco tempo atrás era impensável realizar um transplante de unidade folicular na região da barba, mas hoje em dia é possível, e garante ótimos resultados.
O transplante de barba deixa cicatrizes?
A técnica de extração das Unidades foliculares é a mesma do transplante capilar FUE, ou seja praticamente sem cicatrizes na área doadora. Para o transplante de barba as incisões realizadas na face são minúsculos e quase imperceptíveis, especialmente por estar debaixo do pelo da nova barba. Essas incisões são realizadas com uma lâmina de 0,8 mm e se implanta cada fio de cabelo com o ângulo natural de crescimento. Estes cabelos cairão e nascerão novamente com o ciclo natural do cabelo. Então a barba poderá ser raspada, aparada, assim como sua barba natural.
Como se comporta os cabelos transplantados para a região da barba?
O comportamento do cabelo transplantado no começo é como o cabelo normal, seguindo as fases habituais de crescimento, mantém as características da área da qual foi extraído e, portanto, sua taxa de crescimento, que é mais lenta na cabeça do que na área da barba. Mas Alguns dos últimos estudos sobre transplante de barba mostram que com o passar do tempo, os novos cabelos se tornam cada vez mais parecidos com os outros na área do implante.
Pós-Operatorio do Transplante de barba
O processo de recuperação após um implante de barba pode ser resumido nas seguintes fases:
- Os primeiros 3 dias são os mais incômodos, tanto a área receptora quanto a doadora estão sensíveis após o processo de extração e implantação dos folículos, pode existir coceira, irritação e inflamação. Durante esta fase, é necessário seguir certas recomendações ao lavar, dormir e cuidar os alimentos que comemos.
- As 2 primeiras semanas os sintomas imediatos desaparecem. As crostras caem e o desconforto já é bem menor
- Nos 3 primeiros meses é quando as expectativas aumentam e já se começa a ver resultados palpáveis. A partir desse momento os folículos implantados estão acomodados em seu novo local e após três ou três meses e meio é quando o crescimento do cabelo pode começar a ser visto.
- Após o 4º mês os cabelos resultantes do enxerto de barba começam a crescer de uma forma mais generalizada. Embora ainda esteja fraco e fino ele aumentará gradualmente em espessura, textura e calibre.
- Entre 8 meses e 1 ano é quando os efeitos do transplante de barba estão completos. Calcula-se que após 8 meses 80% dos cabelos transplantados crescem na barba.
A implantação de cabelos na região da barba requer equipes com grande experiência neste tipo de transplantes, caso contrário, os resultados não seriam ótimos. A pele da barba requer tratamento especial e cuidados específicos após o transplante, que só podem ser realizados por pessoal especializado.
você também pode estar interessado em ler nossos artigos sobre: